#StarWarsDay: o que você pode aprender com essa saga?
Hoje é o dia em que o mundo comemora a Saga Guerra nas Estrelas. E você pode implementar muito desse universo criado por George Lucas na sua carreira e nos seus negócios. Quer ver?
Como a frase “May the Force be with you” (em português, “Que a Força esteja com Você”) é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs comumente dizem “May the fourth be with you” (em português, “Quatro de maio esteja com você”) neste dia.
COMECE PELA FORÇA
Sem ela, o próprio George Lucas, criador dos filmes, não teria feito nem o primeiro deles. Era chamado de louco pelos colegas, e no início teve apoio quase que exclusivo de Steven Spielberg.
É essa “força” que costura todos os filmes da saga, a crença de que o lado bom da força vence sempre o lado negro dela mesma. Isso quer dizer que a fé, a esperança e a confiança são valores invencíveis, desde que cultivados.
COLABORE
Missões extraordinárias como os grandes dos feitos da Aliança Rebelde, a destruição da Estrela da Morte, só foram alcançados através de trabalho em equipe.
Na saga, todos os personagens tem papéis importantes para que a história se desenrole. Seus talentos se completam, suas qualidades se somam e os defeitos de cada um acrescentam na trama desafios pessoais que toda boa equipe enfrenta no dia dia e assim eles crescem de forma pessoal.
PROCURE UM MENTOR
A cultura jedi da descoberta e exercício da força trazem a importância do mestre, do mentor. Sem eles, Luke Skywalker e Anakin não teriam conhecido a força, suas capacidades e suas escolhas. São eles quem dão também a referência de seus valores pessoais a favor ou contra a sua posição de agente transformador em sua própria vida.
Seja um processo de mentoring profissional, seja por meio órgãos de ajuda ao empreendedor, incubadoras, associações comerciais, amigos, atrair conselhos de mentores é um dos fatores que mais pode aumentar seu potencial de sucesso.
INOVE SEMPRE
Em 1975, George Lucas não conseguia encontrar uma empresa que pudesse fazer os efeitos especiais que ele imaginava para Star Wars. Em vez de mudar seus planos e se adequar às possibilidades do mercado, o diretor foi atrás de outra solução, e criou a Industrial Light & Magic .
Além desta empresa, Lucas ainda criou a Lucasfilm, a Skywalker Sound e a LucasArts e utilizou-as para desenvolver tecnologias compatíveis às ideias que tinha para seus filmes.
Nesses 40 anos de história, ele sempre esteve inovando nesses recursos a procura de execelência. Com o surgimento de novas tecnologias, buscou relançar os filmes em novas versões, fazendo mudanças como alteração de cor nas imagens e até controversas mudanças de cenas.
Já viu todos os filmes do Star Wars? Conta pra gente aí nos comentários, com qual personagem você mais se identifica! 😉
Fontes: Adzuna, UolHost, EXAME, NxFácil, Valor Econômico