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Como o Inbound Marketing pode me trazer mais clientes?

Por Biz Center 13 de dezembro de 2017 2 min de leitura

Já ouviu falar em Inbound Marketing? Veja como essa metodologia pode te ajudar a atrair e cultivar mais clientes!

Inbound Marketing no português quer dizer Marketing de Atração e está na crista da onda, porque usa muito o que todo mundo procura na internet: o conteúdo.

Para profissionais liberais, pode ser uma forma mais barata e eficiente de divulgação visto que pode ser feito usando redes sociais, blog e site como principais mídias. Diferente do marketing tradicional que se vale de outdoors, busdoors, propaganda em Tv e Rádio, anúncios em jornais e revistas, panfletagem. Esse material em geral é caro e demora para ser produzido.

Na internet não: você pode usar suas próprias redes sociais para se tornar autoridade no assunto que cerca sua profissão, produzindo posts de valor, podcasts ou mesmo vídeos para Youtube.

Como funciona o Inbound Marketing

Baseado na Jornada de Compra, o Inbound Marketing te ajuda a planejar como cada conteúdo pode atrair um possível cliente (chamado de lead) para dentro do seu funil de venda.

 

funildevendas-jornadadecompra

Basicamente, cada estágio recebe um tipo de conteúdo que irá ajudar a esse lead passar para a próxima etapa até que ele resolva contratar os seus serviços.

Canais de atração

Você pode usar suas redes sociais, blog e site para atrair pessoas para se tornarem seus clientes. Seguem algumas dicas de como fazê-lo:

  • Palavras Chaves – escolha algumas palavras chaves que se, você fosse o seu cliente, você iria usar em sites de busca para te encontrar. Selecione uma lista de pelo menos 100 palavras para você usar em tudo o que for postar sobre seu trabalho na internet. (vale aqui dizer para você reforçar as mesmas com hashtags#)
  • Invista em Anúncios – para anunciar no Facebook você terá que ter uma Fan Page, assim como no Linkedin, além de um perfil de Instagram que seja empresarial. Caso você não tenha uma empresa com identidade visual, monte essas páginas e perfil por tema ou assunto. Assim você terá uma mídia que pode ser impulsionada e distribuidora de sua produção de conteúdo pessoal. Se você tem um site, invista também em Google Adwords, porque é um dos prinicipais canais de atração e dá retorno mais rápido.
  • Ofereça recompensa para capturar dados – produza um ebook ou cartilha que possa auxiliar seus futuros clientes nos problemas que eles possam ter e que façam procurar os seus serviços. Você pode colocar esse material para download no site ou blog desde que os interessados possam deixar seus dados pessoais, como nome e email. Você pode contratar plataformas que capturem esses dados, ou usar formulários simples.

 

 

Crie um relacionamento

Ao capturar esses dados, você pode organizá-los em um lista para que seus contatos recebam uma newsletter periódica de assuntos ligados aos seus serviços. Pode até ser uma coletânea dos melhores posts do seu blog daquele mês, dicas, notícias, etc. Também pode enviar emailmkt em datas comemorativas. O importante é que você mantenha um contato constante com esse público, enviando conteúdo educativo que possa auxiliar essas pessoas na decisão de te contratar.

Você pode até incrementar os formulários de captura pedindo mais dados que possam te ajudar a segmentar melhor essa lista que você vai formando durante o trabalho. Hoje temos várias plataformas de Quiz que você pode mandar por email para conhecer melhor seus leads através das respostas que dão.

Com essas informações, fica mais claro saber que tipo de conteúdo e para quem você está produzindo.

Dê aulas

Sim, hoje em dia, muitos profissionais liberais tem aproveitado do Inbound Marketing para lançarem cursos virtuais. E estão ganhando muito dinheiro. Com um investimento inicial pequeno, as mesmas aulas gravadas podem ser assistidas por milhões de pessoas que pagam por elas individualmente, sem barreiras, sem fronteiras.

Pois elas podem escolher onde e quando assisti-las. Se você puder fornecer um certificado de valor para o curriculum delas melhor ainda. Se o seu conteúdo for também muito prático e direto também será bem absorvido.

Pense nisso 😉

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