Coworking

Consegue trabalhar, se divertir e aprender ao mesmo tempo?

Por Biz Center 13 de setembro de 2017

Ócio Criativo

Saiba como praticar o Ócio Criativo e ser um profissional mais dinâmico e feliz.

O conceito criado pelo sociólogo e filósofo italiano Domenico De Masi, virou livro e nos desafia a sair da caixinha do cotidiano para conquistar um estado mental mais produtivo, exercitando mais horas de lazer e de menos trabalho.

Como isso seria possível, já que para muitos, é preciso muitas horas de trabalho?

Veja algumas dicas para você conseguir equilibrar seu tempo de trabalho/descanso:

  • Tire alguns minutos de folga entre trabalhos muito cansativos ou que exigiram muita concentração afina, a sobrecarga vai te desgastar muito e tornará o seu trabalho ainda mais cansativo do que ele é por si só;
  • Pense no porque você faz o que faz e como esse trabalho gera resultado e valor a outras pessoas. A falta de uma razão pelo qual o seu trabalho existe te fará perder o foco e a motivação, e a carga de um trabalho sem motivação é muito maior.
  • Administre bem o seu tempo. A má gestão dele acabará gerando estresses desnecessários, trabalhos incompletos, atrasos e mais esgotamento. Já a boa gestão de tempo vai te proporcionar mais garantia de resultados, previsibilidade e menos complicações.
  • Preze mais por seus momentos de lazer. Fazer o que te deixa feliz e te ajuda a relaxar é tão importante para o seu trabalho quanto suas tarefas diárias. Sem equilíbrio nessas duas áreas possivelmente fará com que você se sinta constantemente infeliz e sobrecarregado.
  • Para provocar novas ideias durante os momentos de ócio, é preciso relaxar antes de tudo. “Se você estiver batendo papo, mas pensando nas coisas que deveria estar fazendo, não vai aproveitar o momento de ócio. Não haverá prazer e tampouco criatividade. O melhor é interromper a conversa, fazer o que está pendente e retomá-la assim que possível.
  • Tenha um caderninho ou gravador para registrar as ideias, pois elas costumam ser voláteis nestas ocasiões. Ao fazer isso, também habituamos o cérebro a trazer novas ideias à tona.

Profissionais que exercem o ócio criativo, além de reduzirem o stress, se tornam mais abertos para inovações, para o diferente e para surpresas. Além disso, ficam mais cultos, pois se expõem a vivências que estão fora do universo profissional.

Pratique, e conte pra gente o que mudou na sua vida!

Fontes: Saia do Lugar e Abílio Diniz

quero saber mais

sobre a biz center