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Procrastinar: 8 formas de parar com isso

Por Biz Center 31 de agosto de 2017

Parar de Procrastinar

Você procrastina? Procrastinar é o ato de deixar sempre alguma coisa para amanhã e quando o amanhã chega, você deixa de novo para amanhã e sucessivamente. Veja como parar com isso já!

O primeiro passo é não se culpar por isso e nem julgar outra pessoa com essa característica. Porque procrastinar é um processo cerebral.

Segundo o pesquisador Piers Steel, existem dois mecanismos importantes no cérebro que colaboram para que um indivíduo procrastine. O primeiro é o sistema límbico, que é conectado com a parte do cérebro ligada ao prazer. “Quando você sente vontade de algo, quando realmente quer conseguir fazer alguma coisa, é o sistema límbico que está controlando o processo”, afirma Steel. “O problema é que esse sistema só liga para prazeres e dores imediatas.”

Já o segundo é o córtex pré-frontal, que tenta controlar as vontades e a ambição do sistema límbico. É ele quem faz planos a longo prazo. “Mas a maior fraqueza do córtex pré-frontal é o cansaço. Ele fica cansado rapidamente.” Isso quer dizer que, quando nós procrastinamos, o córtex pré-frontal planeja o futuro, mas o sistema límbico intervem, pedindo uma ação que traga prazer instantâneo.

É aí que você vai enrolando o dia, fazendo primeiramente as tarefas mais prazerosas e mais fáceis, deixando o mais chato, e às vezes os mais importante para o dia seguinte.

O que fazer então para parar de procrastinar?

  1. Não conte apenas com a sua força de vontade – tem horas que ela realmente acaba. O importante é criar hábitos. Assim você usa a força de  vontade como gatilho inicial para criar os hábitos de realização que irão nortear seu jeito de realizar suas tarefas.
  2. Use listas de tarefa com inteligência – escolha no máximo 3 itens, de alta prioridade e que estejam alinhados com seu objetivo principal. Não coloque nenhum item novo enquanto não finalizar os três já estipulados.
  3. Divida suas tarefas em passos mais simples – como disse  Mark Twain, o segredo de começar é quebrar tarefas esmagadoramente complexas, transformando-as em pequenas tarefas manuseáveis, e depois iniciar com a primeira. O ideal é marcar quando você pretende começar e acabar a tarefa, e ficar de olho no caminho que fará para terminá-la.
  4. Utilize um Pomodoro Timer ou outro alarme para fazer o gerenciamento do seu tempo – o timer server para lembrar suas sessões de trabalho (de 60 a 90 min) e descansos pré-definidos (10-15 min)
  5. Peça ajuda de amigos quando uma tarefa se tornar difícil demais para começar ou terminar.
  6. Crie barreiras para a procrastinação – evite distrações como a internet enquanto você faz a tarefa que está adiando. Peça para alguém atender o telefone e anotar os recados. Foque sua atenção na tarefa, porque assim você terá tempo de finalizá-la.
  7. Desenvolva um sistema de pequenas recompensas – toda vez que você terminar uma tarefa, presenteie-se com um pequeno prêmio como um intervalo de alguns minutos até uma xícara de café, vale tudo — desde que você não se perca no meio e esqueça de fazer o resto dos trabalhos.
  8. Comece já – a tarefa não vai sumir porque vc deixou de fazê-la. Então se tem que fazer, faça logo.

Fontes: Viver de Blog, BBC, Mude.NU e Galileu

 

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