Coworking

5 dicas de etiqueta no trabalho

Por Biz Center 13 de setembro de 2016

14225413_10210684560168985_8436872381595257596_n

Etiqueta é mais do que uma regra de conduta. É uma linguagem. O ambiente de trabalho é delicado e se todos tiverem bom senso, vira um paraíso. Quem domina a etiqueta profissional hoje em dia, se destaca, ganha com ela uma habilidade diferencial.

Vamos às dicas vencedoras:

1 – Seja pontual: tanto nas reuniões quanto no cumprimento dos prazos das tarefas. Assim você passa segurança aos seus clientes e colaboradores.

2 – Vista-se bem: escolha tons e cortes neutros e comportados. Não é a roupa quem deve aparecer e sim o negócio. Caso precise de imprimir um estilo à sua aparência que personalize seu marketing pessoal, procure um personal stylist: ele vai evitar perda de tempo, dinheiro e gafes na escolha do seu figurino profissional.

3 – Sempre ao entrar em um local peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro. Ao apertar a mão, olhe sempre nos olhos do interlocutor. Não se deve estender a mão a alguém que está à mesa de refeições. Nesse caso, um aceno com a cabeça ou um cumprimento é suficiente.Se você estiver sentado e for homem, levante-se sempre que for apresentado a alguém. As mulheres só devem se levantar para cumprimentar outras mulheres de mais idade ou pessoas de alta hierarquia.

4 – Eduque a sua postura: andar de forma calma, abrir e fechar as portas de forma educada (sem esquecer-se de bater antes de entrar na sala de alguém) e manejar os materiais ou equipamentos sem brutalidade mostra o seu cuidado com o ambiente e com as pessoas que se utilizam dele.

5 – Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes, a partir de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também ceder.

quero saber mais

sobre a biz center